Conecte-se conosco

Paraná

‘Gosto amargo’: o que disseram Lula e Santiago Peña sobre ausência de presidente paraguaio na inauguração da Ponte da Integração, no Paraná

Publicado

on

Lula inaugura Ponte da Integração no Paraná — Foto: Mayala Fernandes/g1

Depois de inaugurarem a mesma ponte em eventos diferentes – cada um de um lado da fronteira – Lula e o presidente paraguaio Santiago Peña se encontraram na Cúpula do Mercosul neste sábado (20), em Foz do Iguaçu, e comentaram a situação. Peña lamentou o fato de a representação diplomática dos dois países não ter conseguido chegar a um acordo. E disse que ficou com um “gosto amargo na boca”.

Durante a inauguração brasileira, Lula comentou a ausência do homólogo paraguaio: “Eu quero explicar porque não estou aqui com o Santiago Peña. Ele não podia hoje, por um problema familiar em Assunção, e eu não podia amanhã à tarde, porque termino [a Cúpula d]o Mercosul e preciso voltar a Brasília. Então eu inauguro o lado brasileiro, ele inaugura o lado paraguaio, e ganha o Brasil e ganha o Paraguai”, disse o presidente.

No sábado, durante o discurso na reunião da Cúpula, o presidente paraguaio se dirigiu diretamente a Lula. Disse que o vê como “um grande líder, que abraça as causas populares”. Durante o discurso, o presidente afirmou ainda que vê em Lula um amigo do Paraguai e o agradeceu por isso. No entanto, ao falar sobre a inauguração da Ponte da Integração, Peña foi enfático nas críticas.

“Mesmo dentro de meu incurável otimismo, também tenho que ser realista. […] Porque vejo que, apesar dos avanço, vejo uma mesquinhez política. Vejo que, para além dos discursos que repetimos a cada seis meses nessas cúpulas, quando temos que implementar muitas das ações, não vemos grandes avanços. E um exemplo, presidente Lula: o senhor mencionou a inauguração da ponte no dia de ontem. E nisto assumo, em parte, a responsabilidade — a responsabilidade da minha chancelaria e da sua chancelaria, que depois de 50 anos da inauguração da Ponte da Amizade, as chancelarias não puderam chegar a um acordo para que o senhor e eu pudéssemos nos encontrar no meio dessa ponte para celebrar um feito histórico.”
— Santiago Peña, presidente do Paraguai, durante discurso na Cúpula do Mercosul.

Em tom um pouco mais leve, Peña concluiu com o que chamou de “desafio” a Lula. Sugeriu que os dois presidentes troquem números de telefone para que possam eles mesmos combinar a melhor data, “porque claramente os chanceleres demonstraram que não são capazes de fazer um acordo”. E convidou: “quero estar com o senhor e lhe dar um abraço no dia da inauguração desta ponte”.

Para o professor Aníbal Orué Pozzo, coordenador da pós-graduação Integração Paraguai-Brasil, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), a ausência de Peña tem peso político e simbólico dentro do bloco.

O episódio, segundo o especialista, evidenciou ruídos diplomáticos entre os dois países às vésperas da Cúpula do Mercosul.

“O Paraguai está com uma política externa muito fraca e indecidida […] A não presença do Santiago Penha, como presidente do Paraguai, enfraquece e reorienta as relações do Paraguai para outras áreas e não para o Mercosul. Eu acho que enfraquece o Mercosul, porque o Mercosul funciona com consenso”, afirma Pozzo.

A 67ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados marcou o encerramento da presidência temporária do Brasil à frente do bloco e teve a presença de autoridades da região.

🔎 Fundado em 1991, o Mercosul é o principal bloco econômico da América do Sul. Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai são membros fundadores, e a Bolívia tornou-se Estado Parte em 2024. Segundo a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), o bloco recebeu, em 2024, 42,1% dos investimentos estrangeiros diretos da América Latina, sendo o Brasil responsável por mais de 85% desse volume.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Paraná

Funcionários de prefeitura do PR são flagrados usando veículo oficial para tráfico de drogas, diz polícia

Publicado

on

Paraná

Motorista é ‘fechado’ por criminosos e leva mais de 50 tiros, no PR; polícia acredita em execução

Publicado

on

Paraná

Sistema de baixa pressão provoca instabilidade no Paraná e alerta de tempestade é emitido para várias regiões; veja quais

Publicado

on

Mais Lidas